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Graduação

[/vc_column_text][vc_column_text]O Processo Seletivo da Faculdade Ipemig consiste em um procedimento que tem por objetivo avaliar o conhecimento do candidato que aspira a se formar nesta Instituição de Educação Superior (IES), tanto para a modalidade presencial quanto a distância.[/vc_column_text][vc_tta_accordion style=”flat” shape=”round” active_section=”” collapsible_all=”true”][vc_tta_section title=”Vestibular” tab_id=”vestibular”][vc_column_text css=”.vc_custom_1620673911255{padding-top: 32px !important;padding-right: 32px !important;padding-bottom: 32px !important;padding-left: 32px !important;}”]Uma das mais tradicionais formas de ingresso nas Instituições de Ensino é por meio de vestibular, destinado ao candidato que busca curso de graduação superior e que tenha certificado de conclusão do Ensino Médio. Este candidato passa por uma avaliação de seus conhecimentos em Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Redação.
As provas presenciais acontecem nas instalações da Faculdade Ipemig – Instituição de Ensino Superior, situada na Rua Varginha, 630 – Floresta – Belo Horizonte – MG – Cep: 31.110-130, recredenciada pela portaria MEC Nº 695 de 28/05/2012, torna pública a abertura das inscrições para as diferentes modalidades do Processo Seletivo destinadas ao preenchimento de vagas para os cursos de graduação em Direito e Teologia.
Inscrições abertas para o Processo Seletivo podem ser feitas através do site conforme edital.
O(a) candidato(a) deverá, no ato da inscrição, definir a data e horário desejados para realização da sua prova.
Para as provas online, o próprio candidato deverá se preparar e reservar um horário e local adequado para a realização da mesma.
O candidato que participar do processo seletivo online na modalidade a distância deverá:

  1. Realizar a inscrição a partir do link disponível na página do curso escolhido;
  2. Certidão de nascimento;
  3. Certificado de reservista (até 45 anos);
  4. Quando solicitada, indicar a opção “Processo Seletivo Prova Online”;
  5. Aguardar a liberação da prova na plataforma;
  6. Fazer a prova online no horário e local escolhido pelo candidato.

A prova terá a duração máxima de duas horas. Transcorrido esse prazo, o sistema fechará automaticamente.
O(a) candidato(a) classificado(a) para ingresso na IES poderá ser comunicado(a) da sua aprovação, por e-mail, sms, ou ligação telefônica. O candidato (a) poderá também fazer pelo telefone 0800 001 4509 para conhecimento a respeito da sua aprovação.
Para mais informações, consulte os editais de acordo com a modalidade.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”ENEM” tab_id=”enem”][vc_column_text css=”.vc_custom_1593193410404{padding-top: 32px !important;padding-right: 32px !important;padding-bottom: 32px !important;padding-left: 32px !important;}”]Consta da análise e ordenação decrescente dos candidatos que obtiverem média igual ou superior a 60% no valor da nota máxima atribuível na prova objetiva e na redação do Enem.
É responsabilidade do(a) candidato(a) a apresentação do seu resultado no ato da matrícula.
O (a) candidato(a) que optar pela participação no Processo Seletivo utilizando a nota do Enem terá seu aproveitamento consultado no órgão competente.
Documentos necessários para participação no processo seletivo:

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);
  • Comprovante de pontuação no Enem (serão aceitas notas de Enem a partir de 2016);
  • Comprovante de inscrição;
  • Comprovante de endereço.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Obtenção de Novo Título” tab_id=”obtencao-de-novo-titulo”][vc_column_text css=”.vc_custom_1593193560500{padding-top: 32px !important;padding-right: 32px !important;padding-bottom: 32px !important;padding-left: 32px !important;}”]A modalidade de obtenção de novo título consta de análise da documentação abaixo relacionada quanto à equivalência dos estudos em outro curso superior e da disponibilidade de vagas no período ao qual o (a) candidato (a) melhor se adaptar.
Documentos necessários para participação no processo seletivo:

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);
  • Certidão de nascimento;
  • Certificado de reservista (até 45 anos);
  • Comprovante de inscrição;
  • Histórico escolar do ensino médio – cópia;
  • Diploma do curso superior autenticado para a matrícula;
  • Plano de ensino (ementas) de todas as disciplinas cursadas, com assinatura e carimbo da instituição de origem;
  • Histórico escolar da graduação com carga horária, créditos e status de cada disciplina. (Este documento tem que ser original com assinatura e carimbo da instituição de origem).

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Transferência Externa” tab_id=”transferencia-externa”][vc_column_text css=”.vc_custom_1593193962294{padding-top: 32px !important;padding-right: 32px !important;padding-bottom: 32px !important;padding-left: 32px !important;}”]TRANSFERÊNCIA EXTERNA.
Está modalidade recebe alunos(as) de outra Instituição de Ensino Superior do país.
Consiste em análise da documentação acadêmica descrita abaixo, disponibilidade da vaga para o período ao qual o(a) aluno(a) melhor se adapte e compatibilidade de área do conhecimento e modalidade de ensino do curso de origem (graduação / bacharelado em Direito e Teologia).
Documentos necessários para participação no processo seletivo

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);
  • Comprovante de Inscrição;
  • Declaração de vínculo na instituição de origem;
  • Histórico escolar do ensino médio – original e cópia;
  • Plano de ensino (ementas) de todas as disciplinas cursadas, com assinatura e carimbo da instituição de origem;
  • Histórico escolar da graduação com carga horária, créditos e status de cada disciplina. (Este documento tem que ser original com assinatura e carimbo da instituição de origem).

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Reingresso” tab_id=”reingresso”][vc_column_text css=”.vc_custom_1593194252919{padding-top: 32px !important;padding-right: 32px !important;padding-bottom: 32px !important;padding-left: 32px !important;}”]A modalidade de reingresso destina-se a ex-alunos(as) da Faculdade Ipemig.
O Processo Seletivo consiste nas três etapas a seguir:

  • 1ª: Análise da regularidade do(a) candidato(a) junto à Biblioteca, ao Departamento Financeiro e à Secretaria.
  • 2ª: WhatsApp – (31) 99129-5653 com o(a) coordenador(a) do curso, que deliberará a respeito de seu retorno à Faculdade, observando ainda adequação do(a) aluno(a) ao plano curricular vigente.

Documentos necessários para participação no processo seletivo

  • Ficha cadastral de matrícula para atualização do cadastro;
  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);
  • Comprovante de inscrição;
  • Histórico escolar do ensino médio – original e cópia.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_accordion][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_btn title=”Edital processo seletivo” color=”orange” size=”lg” align=”center” link=”url:https%3A%2F%2Ffipemig.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2024%2F03%2FEdital-vestibular-2024-2.4-FIPEMIG.doc|target:_blank”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_column_text css=”.vc_custom_1515953923971{margin-top: 48px !important;}”]

Extensão

[/vc_column_text][vc_column_text]Os cursos de extensão da Faculdade Ipemig têm como objetivo oferecer aos estudantes a atualização de seus conhecimentos e reforçar suas redes de contato no mercado de trabalho. Esta oferta vale tanto para graduados quanto para não graduados, sejam eles estudantes de instituição de educação superior – IES ou não.[/vc_column_text][vc_tta_accordion style=”flat” shape=”round” active_section=”” collapsible_all=”true”][vc_tta_section title=”Requisitos e Etapas” tab_id=”extensao”][vc_column_text css=”.vc_custom_1515958481482{padding-top: 16px !important;padding-right: 32px !important;padding-bottom: 38px !important;padding-left: 16px !important;}”]A extensão universitária não tem como pré-requisito a graduação prévia em curso superior.
A forma de ingresso se dá através de inscrição pelo link disponibilizado na página de cada curso, com confirmação após o pagamento de taxa de inscrição e entrega de documentos, quando exigidos.[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_accordion][vc_column_text css=”.vc_custom_1515953932402{margin-top: 48px !important;}”]

Disciplinas Isoladas

[/vc_column_text][vc_column_text]Cursar uma disciplina isolada é uma ação permitida ao estudante que concluiu o ensino médio e que esteja cursando um curso de graduação na Faculdade Ipemig ou em outra instituição de educação superior.

  • Necessário documento de matrícula e declaração de aptidão emitida pelo coordenador.

[/vc_column_text][vc_tta_accordion style=”flat” shape=”round” active_section=”” collapsible_all=”true”][vc_tta_section title=”Procedimentos e Normas” tab_id=”disciplinas-isoladas”][vc_column_text css=”.vc_custom_1515958511370{padding-top: 16px !important;padding-right: 32px !important;padding-bottom: 38px !important;padding-left: 16px !important;}”]

  1. O candidato poderá selecionar e matricular-se em, no máximo, três disciplinas que tem interesse em cursar.
  2. A matrícula é efetivada sem exigência do processo seletivo, desde que haja a disponibilidade de vagas na disciplina desejada e o aceite da coordenação do curso de graduação da área de interesse.
  3. Para ingressar e cursar uma ou mais disciplinas isoladas, o primeiro passo do candidato é entrar em contato com a Faculdade e solicitar uma entrevista com o coordenador do curso da área de interesse.
  4. Com o aceite da coordenação e verificação de vaga disponível, o candidato deverá trazer os documentos solicitados pelo Centro de atendimento ao Aluno. – CAA.

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