Pesquisar
Close this search box.

Biblioteconomia (EAD)

Ato Legal: Portaria n. 591, de 14 de abril de 2022.

O curso de Bacharelado em Biblioteconomia EAD da Faculdade Ipemig proporciona uma formação teórica e prática, para atuar com princípios técnicos e humanísticos na organização, tratamento, gestão, mediação e compartilhamento da informação registrada em diferentes suportes informacionais. O curso possui carga horária total de 2.600 horas distribuídas em seis semestres, onde os alunos poderão vivenciar a tríade da formação superior: ensino, pesquisa e extensão. O corpo docente do curso de Biblioteconomia da Faculdade Ipemig é composto por mestres e doutores com atuação acadêmica e experiência no mercado de trabalho.

Publico-alvo

Para graduar-se em Biblioteconomia, é importante que o candidato goste de aprender, sobretudo, porque a busca por atualização deverá ser constante em função da evolução rápida das tecnologias de informação e comunicação; pelo dinamismo da sociedade contemporânea, que hoje além de buscar ter acesso aos recursos informacionais é, também, criadora de conteúdo. É importante que goste de gente, afinal, o trabalho de mediação da informação e facilitação da construção do conhecimento ocorre a partir das relações sociais que estabelecemos um com o outro.

Objetivo

O Curso de Bacharelado em Biblioteconomia tem como objetivo geral formar bibliotecários com uma visão crítica da sociedade, capacitando-os para a gestão da informação cultural, científica e tecnológica registrada em múltiplos suportes, conscientes do compromisso ético da profissão, privilegiando o livre acesso aos registros do conhecimento para a promoção de uma sociedade mais autônoma e consciente.

Perfil do egresso

Para graduar-se em Biblioteconomia, é importante que o candidato goste de aprender, sobretudo, porque a busca por atualização deverá ser constante em função da evolução rápida das tecnologias de informação e comunicação.

Mercado de trabalho

Os bibliotecários formados pela Faculdade Ipemig estarão capacitados para a atuação nas diferentes tipologias de bibliotecas; unidades, redes, serviços e sistemas de informação de diferentes instituições públicas e privadas; editoras; centros de documentação ou informação, centros culturais, centros de memória, museus, editoras, empresas de rádio, TV e Internet, órgãos governamentais, empresas privadas e do terceiro setor, bancos de imagem, serviços de informação em geral, entre outros. Além de tratar e desenvolver recursos de informação, ele pode desenvolver e realizar ações educativas e culturais, principalmente de acesso e incentivo à leitura; trabalhar com organização e disponibilização de documentação histórica e conservação e restauração de obras raras; integrar e desenvolver estudos e pesquisas em diversas áreas; fazer parte dos processos de tomada de decisão e na certificação de qualidade no ambiente corporativo; atuar como analista de conteúdo de Internet; administrar, desenvolver e manter bancos de dados.

Coordenação

Prof. Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira

Professora Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira é bacharel em Biblioteconomia e mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui a trajetória acadêmica orientada pela extensão, pesquisa e ensino. Participou do Consórcio Doutoral do EDICIC, na Universidade de Barcelona, com a apresentação do projeto de tese intitulado Biblioteconomia contemporânea: a Nova Biblioteconomia de Lankes no contexto brasileiro. Possui experiência em bibliotecas escolares e universitárias; atua como colaboradora no projeto de extensão: “Observatório de Boas Práticas em torno do livro, leitura, literatura e bibliotecas” em parceria com a UFRN.

Atendimento: Seg. a sexta, de 13h as 17h
Contato: emanuelle.ferreira@ipemig.com.br

 

O ensino online na Faculdade Ipemig é uma modalidade de ensino que permite aos alunos acessar cursos e conteúdos acadêmicos pela internet. Os alunos podem participar de aulas virtuais, interagir com professores e colegas, e realizar atividades de aprendizado remotamente.

Os benefícios do ensino online incluem flexibilidade de horário, acessibilidade a partir de qualquer local, acesso a uma variedade de recursos digitais, e a oportunidade de equilibrar estudos com outros compromissos pessoais e profissionais.

As aulas online são ministradas através de uma plataforma de aprendizado virtual. Os alunos recebem acesso a materiais de curso, como vídeos, leituras, e exercícios, que podem ser acessados e concluídos de acordo com seus próprios horários. Além disso, podem ocorrer sessões de aula ao vivo, onde os alunos interagem com os professores e colegas por meio de videoconferências.

Sim, é possível obter um diploma completo através do ensino online. Oferecemos uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação que podem ser concluídos inteiramente online.

Estude:
Biblioteconomia EAD
na Faculdade Batista

Para mais informações, preencha o formulário abaixo: