Pesquisar
Close this search box.

Ensino Religioso
Licenciatura

4 anos (8 semestres) – 3.400h
Autorizado pelo MEC – Conceito 3 (Portaria nº 1.255 de 18/11/2021)

Bem-vindo ao Curso de Licenciatura em Ensino Religioso, um programa dedicado à exploração e compreensão das complexidades do fenômeno religioso e seu papel na sociedade contemporânea. Este curso é uma jornada de descoberta e reflexão, projetada para preparar os futuros educadores religiosos para enfrentar os desafios e oportunidades de ensinar sobre as diversas tradições religiosas em contextos educacionais.

Publico-alvo

Este curso é projetado para atender às necessidades e interesses de uma variedade de pessoas que desejam explorar o ensino religioso como uma área de estudo e prática profissional, independentemente de sua formação prévia ou afiliação religiosa. Ele oferece uma base sólida para aqueles que desejam se envolver no ensino, pesquisa e diálogo inter-religioso em uma sociedade cada vez mais pluralista e globalizada.

Matriz Curricular

A matriz curricular da licenciatura em Ensino Religioso oferece uma abordagem abrangente e interdisciplinar, equilibrando estudos teóricos e práticos para preparar os futuros educadores. Os alunos exploram disciplinas fundamentais como Teologia Comparada, Ética Religiosa e Psicologia da Religião, enquanto também se envolvem em atividades práticas, como estágio supervisionado e projetos de ensino. A matriz curricular é projetada para promover uma compreensão holística das tradições religiosas e fornecer habilidades pedagógicas sólidas para facilitar discussões significativas em sala de aula.

Ensino Religioso

Neste curso, mergulharemos nas profundezas das tradições religiosas do mundo, investigando suas origens, crenças, práticas e impacto na vida das pessoas e comunidades. Ao mesmo tempo, exploraremos abordagens pedagógicas inovadoras que capacitam os educadores a facilitar discussões significativas sobre religião, espiritualidade e ética em sala de aula, promovendo a compreensão inter-religiosa, o respeito mútuo e a tolerância.

Mercado de trabalho

Nossa visão é capacitar os futuros profissionais não apenas a transmitir informações sobre religião, mas também a cultivar a consciência crítica, o pensamento reflexivo e a habilidade de dialogar construtivamente sobre questões religiosas e filosóficas. Através de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, este curso visa preparar educadores comprometidos com a promoção da diversidade religiosa, da justiça social e do diálogo intercultural em ambientes educacionais diversos.

Matriz Curricular

A matriz curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia está organizada com 55 (cinquenta e cinco) disciplinas, distribuídas em 8 (dezesseis) semestres, a serem integralizadas no mínimo de 4 e no máximo 8 anos. 

A integralização dos componentes curriculares compreende um total de 160 créditos, que correspondem à 3360 horas, já computadas as cargas horárias de Orientação de Estágio, Atividades Complementares e as Práticas Curriculares, que são atividades realizadas em relação ao eixo fundamental do currículo – eixo integrador -, objetivando sua flexibilização

1º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Introdução do EaD

80

4

Ética Profissional E Cidadania

40

2

Psicologia do Desenvolvimento e da Educação

80

4

Direitos Humanos

40

2

Metodologia Da Pesquisa Científica

40

2

História da Educação

40

2

  Pesquisa e Prática Pedagogica I – Profissão Docente

80

4

CH Total do Período

400

20

 

2º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Didática

40

2

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

40

2

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

80

4

Políticas Públicas e Legislação Educacional

40

2

Educação Inclusiva

80

4

Organização do Trabalho Docente

40

2

Pesquisa e Prática Pedagógica II – Teorias da Aprendizagem

80

4

CH Total do Período

400

20

 

3º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Alfabetização e Letramento: aquisição da escrita

80

4

Metodologia do Ensino da História e Geografia

80

4

Filosofia da Educação

40

2

Teoria do Currículo

40

2

Antropologia da Educação

40

2

Gestão Educacional

40

2

Pesquisa e Prática Pedagógica III – Gestão de Sistemas educacionais

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

40

 

 

4º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Educação Indígena e Quilombola

80

4

Metodologia do Ensino da Matemática

80

4

Novas Linguagens e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à Educação

40

2

História da Pedagogia

40

2

Metodologia da Pesquisa e Trabalho Docente em Educação

80

4

Pesquisa e Prática Pedagógica IV – Alfabetização

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

40

 

 

5º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Metodologia do Ensino da Educação Física

80

4

Literatura Infantil e Infanto-juvenil

80

4

Metodologia do Ensino de Artes

80

4

Pesquisa e Prática Pedagógica V – Educação Especial

Inclusiva

80

4

Estágio Supervisionado I (Reconhecimento dos Espaços da

Gestão Escolar)

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

20

 

 

6º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITO

Metodologia do Ensino da Educação Infantil

80

4

Educação das Relações Étnico-Raciais

40

2

Metodologia do Ensino das Ciências

80

4

Pedagogia em espaços não escolares

40

2

Pesquisa e Prática Pedagógica VI – (Educação de Jovens e

Adultos)

80

4

Estágio Supervisionado II (Educação Infantil)

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

20

 

 

7º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITO

Educação de Jovens e Adultos

80

4

Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

80

4

Psicomotricidade

40

2

TCC I

40

2

Pesquisa e Prática Pedagógica VII – Jogos, brinquedos e brincadeiras

80

4

Estágio   Supervisionado   III   (Anos   Iniciais   do    Ensino Fundamental)

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

20

 

 

8º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITO

Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

80

4

Avaliação Educacional

80

4

Cidadania e direitos educacionais para a criança e adolescentes

80

4

Políticas Públicas para educação básica

40

2

TCC II

40

2

Estágio Supervisionado IV (EJA)

80

4

CH Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

20

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

Histórico

Carga Horária

CH Total de Conteúdos Curriculares

2320

Pesquisa e Prática Pedagógica

560

Estágio Supervisionado I, II, III e IV

320

Atividades Teórico-práticas Complementares

160

Carga Horária Total do Curso

3.360

 

Coordenação

Prof. Sidney de M Sanches

Atendimento: seg a sex, 14h – 18h
Contato: fabio.coronel@fipemig.com.br 

O ensino online na Faculdade Ipemig é uma modalidade de ensino que permite aos alunos acessar cursos e conteúdos acadêmicos pela internet. Os alunos podem participar de aulas virtuais, interagir com professores e colegas, e realizar atividades de aprendizado remotamente.

Os benefícios do ensino online incluem flexibilidade de horário, acessibilidade a partir de qualquer local, acesso a uma variedade de recursos digitais, e a oportunidade de equilibrar estudos com outros compromissos pessoais e profissionais.

As aulas online são ministradas através de uma plataforma de aprendizado virtual. Os alunos recebem acesso a materiais de curso, como vídeos, leituras, e exercícios, que podem ser acessados e concluídos de acordo com seus próprios horários. Além disso, podem ocorrer sessões de aula ao vivo, onde os alunos interagem com os professores e colegas por meio de videoconferências.

Sim, é possível obter um diploma completo através do ensino online. Oferecemos uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação que podem ser concluídos inteiramente online.

Estude:
Licenciatura em Ensino Religioso
na Faculdade Batista

Para mais informações, preencha o formulário abaixo: