Ensino ReligiosoLicenciatura
4 anos (8 semestres) – 3.400h
Autorizado pelo MEC – Conceito 3 (Portaria nº 1.255 de 18/11/2021)
Bem-vindo ao Curso de Licenciatura em Ensino Religioso, um programa dedicado à exploração e compreensão das complexidades do fenômeno religioso e seu papel na sociedade contemporânea. Este curso é uma jornada de descoberta e reflexão, projetada para preparar os futuros educadores religiosos para enfrentar os desafios e oportunidades de ensinar sobre as diversas tradições religiosas em contextos educacionais.
Publico-alvo
Este curso é projetado para atender às necessidades e interesses de uma variedade de pessoas que desejam explorar o ensino religioso como uma área de estudo e prática profissional, independentemente de sua formação prévia ou afiliação religiosa. Ele oferece uma base sólida para aqueles que desejam se envolver no ensino, pesquisa e diálogo inter-religioso em uma sociedade cada vez mais pluralista e globalizada.
Matriz Curricular
A matriz curricular da licenciatura em Ensino Religioso oferece uma abordagem abrangente e interdisciplinar, equilibrando estudos teóricos e práticos para preparar os futuros educadores. Os alunos exploram disciplinas fundamentais como Teologia Comparada, Ética Religiosa e Psicologia da Religião, enquanto também se envolvem em atividades práticas, como estágio supervisionado e projetos de ensino. A matriz curricular é projetada para promover uma compreensão holística das tradições religiosas e fornecer habilidades pedagógicas sólidas para facilitar discussões significativas em sala de aula.
Ensino Religioso
Neste curso, mergulharemos nas profundezas das tradições religiosas do mundo, investigando suas origens, crenças, práticas e impacto na vida das pessoas e comunidades. Ao mesmo tempo, exploraremos abordagens pedagógicas inovadoras que capacitam os educadores a facilitar discussões significativas sobre religião, espiritualidade e ética em sala de aula, promovendo a compreensão inter-religiosa, o respeito mútuo e a tolerância.
Mercado de trabalho
Nossa visão é capacitar os futuros profissionais não apenas a transmitir informações sobre religião, mas também a cultivar a consciência crítica, o pensamento reflexivo e a habilidade de dialogar construtivamente sobre questões religiosas e filosóficas. Através de uma abordagem interdisciplinar e contextualizada, este curso visa preparar educadores comprometidos com a promoção da diversidade religiosa, da justiça social e do diálogo intercultural em ambientes educacionais diversos.
Matriz Curricular
A matriz curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia está organizada com 55 (cinquenta e cinco) disciplinas, distribuídas em 8 (dezesseis) semestres, a serem integralizadas no mínimo de 4 e no máximo 8 anos.
A integralização dos componentes curriculares compreende um total de 160 créditos, que correspondem à 3360 horas, já computadas as cargas horárias de Orientação de Estágio, Atividades Complementares e as Práticas Curriculares, que são atividades realizadas em relação ao eixo fundamental do currículo – eixo integrador -, objetivando sua flexibilização
1º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Introdução do EaD | 80 | 4 |
Ética Profissional E Cidadania | 40 | 2 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 80 | 4 |
Direitos Humanos | 40 | 2 |
Metodologia Da Pesquisa Científica | 40 | 2 |
História da Educação | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagogica I – Profissão Docente | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
2º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Didática | 40 | 2 |
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 40 | 2 |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa | 80 | 4 |
Políticas Públicas e Legislação Educacional | 40 | 2 |
Educação Inclusiva | 80 | 4 |
Organização do Trabalho Docente | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagógica II – Teorias da Aprendizagem | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
3º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Alfabetização e Letramento: aquisição da escrita | 80 | 4 |
Metodologia do Ensino da História e Geografia | 80 | 4 |
Filosofia da Educação | 40 | 2 |
Teoria do Currículo | 40 | 2 |
Antropologia da Educação | 40 | 2 |
Gestão Educacional | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagógica III – Gestão de Sistemas educacionais | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 40 |
|
4º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Educação Indígena e Quilombola | 80 | 4 |
Metodologia do Ensino da Matemática | 80 | 4 |
Novas Linguagens e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à Educação | 40 | 2 |
História da Pedagogia | 40 | 2 |
Metodologia da Pesquisa e Trabalho Docente em Educação | 80 | 4 |
Pesquisa e Prática Pedagógica IV – Alfabetização | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 40 |
|
5º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITOS |
Metodologia do Ensino da Educação Física | 80 | 4 |
Literatura Infantil e Infanto-juvenil | 80 | 4 |
Metodologia do Ensino de Artes | 80 | 4 |
Pesquisa e Prática Pedagógica V – Educação Especial Inclusiva | 80 | 4 |
Estágio Supervisionado I (Reconhecimento dos Espaços da Gestão Escolar) | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 20 |
|
6º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITO |
Metodologia do Ensino da Educação Infantil | 80 | 4 |
Educação das Relações Étnico-Raciais | 40 | 2 |
Metodologia do Ensino das Ciências | 80 | 4 |
Pedagogia em espaços não escolares | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagógica VI – (Educação de Jovens e Adultos) | 80 | 4 |
Estágio Supervisionado II (Educação Infantil) | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 20 |
|
7º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITO |
Educação de Jovens e Adultos | 80 | 4 |
Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 80 | 4 |
Psicomotricidade | 40 | 2 |
TCC I | 40 | 2 |
Pesquisa e Prática Pedagógica VII – Jogos, brinquedos e brincadeiras | 80 | 4 |
Estágio Supervisionado III (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) | 80 | 4 |
CH Total do Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 20 |
|
8º PERÍODO
Disciplina | CH Total | CRÉDITO |
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana | 80 | 4 |
Avaliação Educacional | 80 | 4 |
Cidadania e direitos educacionais para a criança e adolescentes | 80 | 4 |
Políticas Públicas para educação básica | 40 | 2 |
TCC II | 40 | 2 |
Estágio Supervisionado IV (EJA) | 80 | 4 |
CH Período | 400 | 20 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 20 |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
Histórico | Carga Horária |
CH Total de Conteúdos Curriculares | 2320 |
Pesquisa e Prática Pedagógica | 560 |
Estágio Supervisionado I, II, III e IV | 320 |
Atividades Teórico-práticas Complementares | 160 |
Carga Horária Total do Curso | 3.360 |
Coordenação
Prof. Sidney de M Sanches
Atendimento: seg a sex, 14h – 18h
Contato: fabio.coronel@fipemig.com.br
O ensino online na Faculdade Ipemig é uma modalidade de ensino que permite aos alunos acessar cursos e conteúdos acadêmicos pela internet. Os alunos podem participar de aulas virtuais, interagir com professores e colegas, e realizar atividades de aprendizado remotamente.
Os benefícios do ensino online incluem flexibilidade de horário, acessibilidade a partir de qualquer local, acesso a uma variedade de recursos digitais, e a oportunidade de equilibrar estudos com outros compromissos pessoais e profissionais.
As aulas online são ministradas através de uma plataforma de aprendizado virtual. Os alunos recebem acesso a materiais de curso, como vídeos, leituras, e exercícios, que podem ser acessados e concluídos de acordo com seus próprios horários. Além disso, podem ocorrer sessões de aula ao vivo, onde os alunos interagem com os professores e colegas por meio de videoconferências.
Sim, é possível obter um diploma completo através do ensino online. Oferecemos uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação que podem ser concluídos inteiramente online.
Estude:
Licenciatura em Ensino Religioso
na Faculdade Batista
Para mais informações, preencha o formulário abaixo: