Teologia Bacharelado

4 anos (8 semestres) – 3.400h
Autorizado pelo MEC – Conceito 3 (Portaria nº 1.255 de 18/11/2021)

Bacharelado em Teologia, onde as mentes curiosas se encontram com a sabedoria antiga e os desafios contemporâneos se entrelaçam com a busca eterna pelo significado e pela verdade. Este curso é uma jornada intelectual e espiritual, projetada para explorar as profundezas da fé, da história religiosa e das questões teológicas que moldaram e continuam a moldar o mundo ao nosso redor.

Publico-alvo

O público-alvo do Bacharelado em Teologia é diversificado, incluindo estudantes interessados em explorar questões teológicas e religiosas, líderes religiosos em formação, profissionais de áreas afins buscando aprofundar seu conhecimento, e indivíduos que buscam carreiras em ministérios religiosos, educação religiosa, ou pesquisa acadêmica em teologia e estudos religiosos. Este curso atrai aqueles que buscam uma compreensão aprofundada das tradições religiosas, ética e pensamento teológico, preparando-os para uma variedade de papéis e responsabilidades em comunidades religiosas e sociedade em geral.

Matriz Curricular

A matriz curricular do Bacharelado em Teologia oferece uma abordagem abrangente e interdisciplinar, englobando estudos teológicos, bíblicos, históricos e éticos. Os alunos exploram disciplinas fundamentais como Hermenêutica, Teologia Sistemática, Exegese Bíblica e História da Igreja, promovendo uma compreensão holística das tradições religiosas e do pensamento teológico. A matriz curricular é projetada para desenvolver habilidades analíticas, críticas e interpretativas, preparando os alunos para uma variedade de carreiras ministeriais, acadêmicas e de liderança religiosa.

Teologia

Ao longo do curso, os estudantes embarcarão em uma jornada multifacetada através das tradições religiosas do mundo, examinando textos sagrados, doutrinas, práticas rituais e pensamento teológico. Com uma abordagem acadêmica rigorosa e interdisciplinar, os alunos mergulharão em disciplinas que abrangem desde a hermenêutica bíblica até a ética teológica, da história da igreja à teologia sistemática.

Mercado de trabalho

Nosso objetivo é equipar os estudantes com as ferramentas intelectuais e espirituais necessárias para enfrentar os desafios teológicos e éticos do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que cultivam uma compreensão profunda e respeitosa das diversas tradições religiosas. Este curso não apenas desafia os alunos a explorar questões fundamentais da existência humana, mas também os capacita a se tornarem líderes reflexivos, compassivos e éticos em suas comunidades e em suas carreiras.

Matriz Curricular

A matriz curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia está organizada com 55 (cinquenta e cinco) disciplinas, distribuídas em 8 (dezesseis) semestres, a serem integralizadas no mínimo de 4 e no máximo 8 anos. 

A integralização dos componentes curriculares compreende um total de 160 créditos, que correspondem à 3360 horas, já computadas as cargas horárias de Orientação de Estágio, Atividades Complementares e as Práticas Curriculares, que são atividades realizadas em relação ao eixo fundamental do currículo – eixo integrador -, objetivando sua flexibilização

1º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Introdução do EaD

80

4

Ética Profissional E Cidadania

40

2

Psicologia do Desenvolvimento e da Educação

80

4

Direitos Humanos

40

2

Metodologia Da Pesquisa Científica

40

2

História da Educação

40

2

  Pesquisa e Prática Pedagogica I – Profissão Docente

80

4

CH Total do Período

400

20

 

2º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Didática

40

2

Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

40

2

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

80

4

Políticas Públicas e Legislação Educacional

40

2

Educação Inclusiva

80

4

Organização do Trabalho Docente

40

2

Pesquisa e Prática Pedagógica II – Teorias da Aprendizagem

80

4

CH Total do Período

400

20

 

3º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Alfabetização e Letramento: aquisição da escrita

80

4

Metodologia do Ensino da História e Geografia

80

4

Filosofia da Educação

40

2

Teoria do Currículo

40

2

Antropologia da Educação

40

2

Gestão Educacional

40

2

Pesquisa e Prática Pedagógica III – Gestão de Sistemas educacionais

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

40

 

 

4º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Educação Indígena e Quilombola

80

4

Metodologia do Ensino da Matemática

80

4

Novas Linguagens e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à Educação

40

2

História da Pedagogia

40

2

Metodologia da Pesquisa e Trabalho Docente em Educação

80

4

Pesquisa e Prática Pedagógica IV – Alfabetização

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

40

 

 

5º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITOS

Metodologia do Ensino da Educação Física

80

4

Literatura Infantil e Infanto-juvenil

80

4

Metodologia do Ensino de Artes

80

4

Pesquisa e Prática Pedagógica V – Educação Especial

Inclusiva

80

4

Estágio Supervisionado I (Reconhecimento dos Espaços da

Gestão Escolar)

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

20

 

 

6º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITO

Metodologia do Ensino da Educação Infantil

80

4

Educação das Relações Étnico-Raciais

40

2

Metodologia do Ensino das Ciências

80

4

Pedagogia em espaços não escolares

40

2

Pesquisa e Prática Pedagógica VI – (Educação de Jovens e

Adultos)

80

4

Estágio Supervisionado II (Educação Infantil)

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

20

 

 

7º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITO

Educação de Jovens e Adultos

80

4

Metodologia do Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

80

4

Psicomotricidade

40

2

TCC I

40

2

Pesquisa e Prática Pedagógica VII – Jogos, brinquedos e brincadeiras

80

4

Estágio   Supervisionado   III   (Anos   Iniciais   do    Ensino Fundamental)

80

4

CH Total do Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

20

 

 

8º PERÍODO

Disciplina

CH Total

CRÉDITO

Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

80

4

Avaliação Educacional

80

4

Cidadania e direitos educacionais para a criança e adolescentes

80

4

Políticas Públicas para educação básica

40

2

TCC II

40

2

Estágio Supervisionado IV (EJA)

80

4

CH Período

400

20

Atividades Teórico-práticas Complementares

20

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

Histórico

Carga Horária

CH Total de Conteúdos Curriculares

2320

Pesquisa e Prática Pedagógica

560

Estágio Supervisionado I, II, III e IV

320

Atividades Teórico-práticas Complementares

160

Carga Horária Total do Curso

3.360

 

Coordenação

Prof. Me. Clayton dos Santos Machado

Atendimento: seg a sex, 14h – 18h

O ensino online na Faculdade Ipemig é uma modalidade de ensino que permite aos alunos acessar cursos e conteúdos acadêmicos pela internet. Os alunos podem participar de aulas virtuais, interagir com professores e colegas, e realizar atividades de aprendizado remotamente.

Os benefícios do ensino online incluem flexibilidade de horário, acessibilidade a partir de qualquer local, acesso a uma variedade de recursos digitais, e a oportunidade de equilibrar estudos com outros compromissos pessoais e profissionais.

As aulas online são ministradas através de uma plataforma de aprendizado virtual. Os alunos recebem acesso a materiais de curso, como vídeos, leituras, e exercícios, que podem ser acessados e concluídos de acordo com seus próprios horários. Além disso, podem ocorrer sessões de aula ao vivo, onde os alunos interagem com os professores e colegas por meio de videoconferências.

Sim, é possível obter um diploma completo através do ensino online. Oferecemos uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação que podem ser concluídos inteiramente online.

Estude:
Bacharelado em Teologia
na Faculdade Batista

Para mais informações, preencha o formulário abaixo: